Paginas

Histórico





A Escola Estadual Alice Salerno Gomes de Lima está situada à rua 07 nº 12, Conjunto Castelo Branco, Bairro Parque 10 de Novembro, Manaus – Amazonas. Surgiu da necessidade de atender a demanda de alunos de 5ª a 8ª série do antigo 1º grau e 2º grau curso técnico em Administração.

Assim, com objetivo de atender o anseio da comunidade estudantil o Sr. Secretário de Estado da Educação, Cultura e Desporto Profº Manuel Veríssimo S. Andrade Filho, juntamente com a diretora da Unidade Educacional do parque 10. Hoje, a escola conta com 9 salas de aula, diretoria, secretaria, sala para os professores, biblioteca e sala de informática. Foi inaugurada em dezembro de 1994, pelo então governador Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo. O ato legal de criação da Escola foi através do decreto nº 16.595 de 15 de julho de 1995, assinado pelo governador do Estado em exercício Sr. Alfredo Pereira do Nascimento.
 
A primeira Diretora foi a professora Gertrudes Ruth de Albuquerque dos Santos, que dirigiu a Escola com muita dedicação, a Escola contava com quadro docente, técnico e administrativo completo. Iniciou o ano letivo com calendário especial dia 15 de março de 1995.

A necessidade de maior integração com a comunidade foi logo buscada através da associação de Pais e Mestres, em 9 de agosto de 1995, sendo a primeira presidente a Sra. Vânia Maria Fonseca. Ao longo do tempo contribuíram como gestores desta escola: Dulcinéia Coimbra Reichel, Antônio Pereira Cordeiro, Maria Ione da Silva Jefre, Maria Augusta Nascimento Bastos, Daniel da Silva Martins, Inalda Maria Martins de Castro, Evanise Brasil Lobo e Hélcio da Silva Maia Junior, tendo hoje como atual gestora a Professora Ruth Felicio de Castro.
 

A escola tem como missão assegurar ensino de qualidade, garantir o acesso e permanência do aluno na escola. Contribuir para a formação de cidadãos críticos, produtivos e conscientes de seu papel social, para tanto já concluíram o ensino médio (antigo 2º grau) 1.764 alunos dentre esses vários já estão no ensino superior tanto em Universidade Estadual e Federal quanto em Universidades particulares.

Dessa forma a escola e sua comunidade traçam metas e suas ações são planejadas, organizadas e implementadas, de forma compartilhada, sempre em busca de cumprir sua missão nas dimensões da efetividade e da relevância do ensino.

Um comentário: